Bela Ferenc Deszo Blasko, nasceu no dia 20 de outubro do ano de 1882, num local chamado Lugos, na Hungria - esse local hoje é a Romênia, a região que fica a cerca de 80Km da Transilvânia, território natal do vampiro que proporcionou a Bela Lugosi a imortalidade.
Bela Lugosi, o ator que interpretou o mais famoso de todos os vampiros até os dias de hoje, tanto no cinema quanto no teatro, e é encontrado dentro da cena gótica não só na 7ª arte, mas também na música que é considerada por muitos como o primeiro requiém gótico; Bela Lugosi’s Dead, da banda Bauhaus.
Caçula de um pai rígido, Bela L. fugiu de casa com 11 anos, abandonou a escola e engajou-se no trabalho de mineração. Na adolescência começou a atuar em pequenas companhias teatrais. O caminho mais comum o guiou do teatro para o cinema húngaro, atuando com o nome de Arisztid Olt.
Mas o início de sua história em filmes foi tragicamente interrompido pela passagem no exército húngaro em 1914. Ficou servindo a Hungria durante a 1ª Guerra Mundial. Alguns relatos dizem que ele foi ferido três vezes, outros relatos dizem que ele foi liberado do serviço militar porque conseguiu convencer os superiores de ser mentalmente abalado, seja lá qual for à história verídica, ele foi liberado em 1916.
Entre 1917 e 1921, a vida de Lugosi foi muito conturbada. Fez cerca de 12 filmes, casou-se pela 1ª de cinco vezes e saiu da Hungria por conta das suas opiniões políticas. O país escolhido para ser refúgio pode ser considerado importante na sua inclinação a trabalhar com horror. Ele foi para a Alemanha em 1919, país que na década de 20, teve uma história cinematográfica que muito interessa ao cinema gótico num todo. Década esta em que foram gravados filmes como Nosferatu e Gabinete do Drº Calligari e houve desenvolvimento dos “schauerfilme.” Bela passou pouco tempo em solo germânico, rumando para os Estados Unidos da América. Bela chegou ao EUA em 26 de junho de 1921, medindo 1,85m e 82Kg. Em 1931, naturalizou-se cidadão americano
No início da estadia no país que lhe serviria eternamente como sua casa, local da felicidade e da decepção de um homem que gostava de superar-se em desafios de interpretação – o maior desafio para Lugosi era o idioma, isto até pelo fato do sotaque natural que ele tinha, as falas no início de sua careira eram memorizadas foneticamente, utilizando-se das frases escritas como ele deveria pronunciá-las - Bela participou do teatro na comunidade húngaro-americana e, depois de algum tempo, teve a felicidade de encontrar-se com uma história que foi adaptada por John Balderston. A história adaptada era o romance que fez de Lugosi uma estrela: Bram Stoker o escrevera em março de 1897. Foi o romance que Lugosi interpretaria no teatro em 1927, conhecendo assim o mais famoso de todos os vampiros, Drácula.
Durante a interpretação na Broadway, Bela aterrorizou as platéias ao estender sua mão com longos dedos e um ar sombrio que hipnotizou e fez desmaiar mulheres em algumas ocasiões.
Mas mesmo com interpretações fantásticas assim, dando ao conde todos os requisitos necessários para um bom anti-herói morto-vivo de face quadrada, espessas sobrancelhas, grande porte físico para um homem da sua estimada idade e com um ar envolvente, Bela não havia assegurado seu lugar nas filmagens subseqüentes da adaptação para o cinema.
Boatos – bons boatos se vista a história do cinema gótico - dizem que o escalado para dar vida ao majestoso papel-título do romance Drácula era não Lugosi, mas sim, Lon Chaney, que é referencia em filmes mudos. Mas, felizmente ou não, Chaney partiu para o lado escuro da história e sua morte deixou Lugosi com o caminho livre. Mas a morte de Chaney pode não ter sido tão decisiva assim para a chegada de Lugosi ao cinema como Conde Vampiro. Chaney tinha contrato com outro estúdio, que recusava-se a liberar seu Fantasmas da Ópera para a Universal. Por conta disso, os caminhos de Bela Lugosi ganharam mais essa placa mal escrita.
Em 1931, no dia dos namorados (EUA), a direção de Tod Browing fez com que Lugosi conhecesse o estrelato - e fosse lembrado para sempre como um ator de um só papel. Papel este que veio a interferir profundamente na sua vida. Ele mudou a forma de viver, vestia-se de vampiro e dormia em um caixão, ele REALMENTE viveu o conde como nenhum outro e fez com que o mundo lembrasse de si como o primeiro Conde Drácula, até mesmo pelo fato de Nosferatu não ter sido autorizado a utilizar dos proveitos do livro de B. Stoker. Direitos estes conquistados pela Universal, utilizando Lugosi para negociar com a viúva do escritor.
O grande problema de Lugosi foram as escolhas depois de fazer a interpretação do conde. Elas não fizeram com que ele sustentasse o posto de “destaque do horror” por muito tempo.
Sendo Drácula ou um vilão, Bela participou de dois filmes notáveis no início de seu declínio profissional, os filmes desta vez foram baseados em um outro imortal da literatura gótica. Murdes In The Rue Morgue de 1932, The Black Cat de 1935 e The Raven, todos inspirados em obras de Edgar Allan Poe.
A partir de então, ele começou a fazer atuações secundárias e filmes B. Juntamente com a queda de valor dos papéis de Lugosi, veio a ascensão dos papéis de Boris Karloff, o Frankenstein. Homem que tornou-se o maior rival de B. Lugosi em filmes de horror.
Bela, que sempre gostou de desafios, depois da boa aparição na adaptação de B. Stoker feita por T. Browing, foi cogitado para viver o monstro, no filme Frankenstein, mas o valor que ele dava a suas interpretações e, em especial, à sua voz forte fez com que mais um boato surgisse em sua carreia. Dizem que ele recusou o papel pela ausência de falas – ou escassez delas.
E foi exatamente este papel – O Monstro - que deu abertura ao maior rival de Bela. Boris Karloff fez a interpretação do Mostro na adaptação do romance de Mary Shelley para o cinema e novamente no “A Noiva de Frankenstein” e também em alguns outros papéis ao lado de Bela Lugosi, como The Black Cat, por exemplo.
Mas como toda colheita tem períodos de entressafra, com o horror não haveria de ser diferente.
O estilo que provou-se uma ótima fonte de renda para os estúdios cinematográficos desde os anos 20, utilizando-se monstros tais como Drácula, Lobisomem, Frankenstein, Múmias e Casas Assombradas, teve de dar um outro ar aos clássicos, pois o vinho estava avinagrado... E a solução foi pegar essas doces uvas e reuni-las para um novo sabor, colocando o majestoso gosto delas em uma única garrafa, fazendo um filme com todos os monstros juntos ou comédias, satirizando as histórias clássicas. E Bela Lugosi entrou nesta decadência como se fosse ele próprio o Drácula.
Mas como “múmias peludas não sugam sangue”, Hollywood parou com as gravações deste gênero e Bela Lugosi ficou desempregado.
Para suprir a falta de atuações, ele tentou ganhar uns trocados comparecendo em cineclubs para apresentar seus próprios filmes de monstros.
Nos anos 50, Bela passou por algumas internações e foi ajudado pelo homem que rodaria seu último filme, Ed Wood - o mesmo que recebeu o infortúnio título de pior cineasta do mundo e que foi homenageado anos depois pelo ícone das gravações, Tim Burton, que tem dentre suas obras filmes como Batman, Edward Mãos de Tesoura, O Estranho Mundo de Jack e o mais recente, A Noiva Cadáver.
Bela foi auxiliado por E. Wood com dinheiro para tratar-se do vício em morfina, adquirido num tratamento para as freqüentes dores que ele sentia nas pernas. Dores estas provenientes de ferimentos quando ele esteve no exército húngaro
Bela Lugosi foi também um apaixonado pelo que fazia, ou tentava fazer, segundo comentários. Gravou com Lugosi filmes com: Glen or Glenda? E Plan 9 from Outer Space, que é a obra máxima de E. Wood, não por qualidade, mas sim pela falta dela.
O filme começou a ser gravado com Lugosi fazendo mais uma vez o papel de Drácula, mas as gravações prosseguiram sem os caninos desse conde.
Bela Lugosi morreu em 1956, no dia 16 de agosto, sendo sepultado como viveu, com a capa de seu mais famoso personagem, no cemitério Holy Cross, sendo realizado assim – supostamente - seu último desejo.
O papel de Drácula foi continuamente gravado com outro ator, que cobria o rosto com a característica capa do personagem, deixando somente os olhos a mostra.
Mas como Bela havia vivido durante sua vida um personagem morto-vivo, sua partida não fez com que ele fosse literalmente para o além. Foi resgatado nesse mesmo filme e, posteriormente, na homenagem de Tim Burton.
Filmografia:
1917 Az Ezredes
1923 The Silent Command
1924 The Rejected Woman
1925 Midnight Girl
1925 Daughters Who Pay
1928 How to Handle Women
1928 The Veiled Woman
1929 Prisoners
1929 The Thirteenth Chair
1930 Viennese Nights
1930 Such Men Are Dangerous
1930 Wild Company
1930 Oh, for a Man
1930 Renegades
1931 The Black Camel
1931 Women of All Nations
1931 Drácula
1931 Fifty Million Frenchmen
1931 Broadminded
1932 Chandu the Magician
1932 Murders in the Rue Morgue
1932 White Zombie
1932 Island of Lost Souls
1933 International House
1933 Night of Terror
1933 The Devil's in Love
1933 The Death Kiss
1933 The Whispering Shadow
1934 Chandu on the Magic Island
1934 Gift of Gab
1934 The Return of Chandu
1934 The Black Cat
1935 The Best Man Wins
1935 The Mysterious Mr. Wong
1935 The Raven
1935 Mark of the Vampire
1935 Murder by Television
1935 Phantom Ship
1936 The Invisible Ray
1936 Postal Inspector
1936 Shadow of Chinatown
1936 Dracula's Daughter
1937 S.O.S. Coast Guard
1939 Son of Frankenstein
1939 The Phantom Creeps
1939 The Human Monster
1939 The Gorilla
1939 Ninotchka
1940 The Saint's Double Trouble
1940 Saturday Night Serials
1940 You'll Find Out
1940 Black Friday
1941 The Wolf Man
1941 The Black Cat
1941 Spooks Run Wild
1941 The Devil Bat
1941 The Invisible Ghost
1942 Black Dragons
1942 Dick Tracy, Detective / The Corpse Vanishes
1942 Frankenstein Meets the Wolfman
1942 Bowery at Midnight
1942 Dick Tracy vs. Cueball / Bowery at Midnight
1942 The Corpse Vanishes
1942 Night Monster
1942 The Ghost of Frankenstein
1943 The Return of the Vampire
1943 The Old Dark House
1943 The Ape Man
1943 Ghosts on the Loose
1944 Matinee Double Feature
1944 Return of the Ape Man
1944 Zombies on Broadway
1944 One Body Too Many
1944 Voodoo Man
1945 The Body Snatcher
1946 Genius at Work
1947 Scared to Death
1947 Dick Tracy Meets Gruesome
1948 Abbott and Costello Meet Frankenstein
1952 Bela Lugosi Meets a Brooklyn Gorilla
1952 Old Mother Riley Meets the Vampire
1953 Glen or Glenda
1955 Bride of the Monster
1956 The Black Sleep
1956 Plan 9 from Outer Space
Bela Lugosi-nascimento: 20/10/1882.
Bela Lugosi -Morte 16/08/1956
Motivo: “Problemas Cardíacos”