"A beleza faz com que um pecador pense ter atingido um estado de graça..."

Você sabe o que é Burlesco?

4 de dez. de 2011.

O Burlesco





O Burlesco, originalmente ligado à Commedia dell'arte, consistia em apresentações teatrais de fundo satirizante, zombeteiro. O conceito de burlesco estaria bastante próximo do conceito de carnavalesco e aparentava-se com a paródia na medida em que vulgariza o que é sublime.


Nos Estados Unidos, o burlesco aparece por volta de 1865, mas o sentido que a palavra toma é bastante diverso do utilizado na Europa. Designa todos os géneros de comédia musical de natureza erótica e vulgar onde o carácter artístico desaparece quase por completo (dança do “ventre”, show de variedades em que se combina o “minstrel” - espectáculo em que os actores se pintam de negro - e o vaudevillle). Em 1920, burlesco passa também a designar o show de striptease. Este tipo de burlesco continuou até ao início da Primeira Guerra Mundial, em 1914, e em 1937 as actuações burlescas foram banidas.




Hoje o novo Burlesco é composto por muitas artes perfomantivas, inter-disciplinares, incluíndo desde o striptease (de uma forma muito mais sensual e menos sexual que no seu inicio), adereços vistosos, humor negro, cabaret, magia, entre muitas outras expressões de arte perfomativa.

Nova York, Los Angels e São Francisco são hoje das cidades que mais contributo estão a dar ao revivalismo deste conceito, sendo a primeira cidade aquela que mais contribuí para isso, com a sua vida nocturna e os seus equipamentos de entretenimento e culturais.É neste contexto que surgem novas propostas artísticas, espectáculos e festivais de Burlesco, como o Tease-O-Rama, New York Burlesque Festival, The Great Boston Burlesque Exposition, Lucent Dossier Vaudeville Cirque, Yard Dogs Road Show, Miss Exotic World Pageant, etc. Inclusivé, esta centenária linguagem artística que hoje se renova, encontra expressão mundial plataformas, como a utilização de todo o conceito do Burlesco no teledisco da banda norte-americana Panic! at The Disco, onde participaram os Lucent Dossier Vaudeville Cirque."

Uma de suas maiores divulgadoras é a modelo e dançarina americana Dita Von Teese:




Um filme maravilhoso sobre o tema é "Mrs Henderson Presents", ou traduzido, "Sra Henderson Apresenta":


Baseado em uma história real.
Em 1937, Sra. Laura Henderson (Dench) acabou de se tornar viúva aos 69 anos de idade. Rica senhora da sociedade londrina, acaba por ver sua vida se tornar enfadonha. Com a ajuda de sua melhor amiga, Lady Conway (a famosa atriz britânica de teatro e televisão Thelma Barlow, que finalmente estréia nos cinemas com mais de cinqüenta anos de carreira!), ela tenta encontrar um hobby: fazer rendas, caridades... mas sua personalidade esfuziante procura algo a mais.Quando ela encontra um antigo cinema abandonado, tem uma idéia genial: reformar o lugar para transformá-lo teatro. Mas ela não tem a menor idéia de como administrar uma casa deste tipo, e acaba por contratar Vivian Van Damm (Bob Hoskins, também produtor executivo do longa, no melhor desempenho de um ator coadjuvante no ano passado), um profissional da área que está desempregado. A idéia inicial de Van Damm, em apresentar no lugar um inédito espetáculo de vaudeville ininterrupto é um sucesso, mas logo é copiado e a casa começa a ficar no vermelho.
Sra. Henderson então tem uma idéia genial, inspirada no Moulin Rouge parisiense: colocar garotas despidas no palco. O empecilho maior era o censor oficial londrino, o notoriamente pudico Lorde Cromer (Christopher Guest), que autoriza os espetáculos com uma condição: as meninas nuas no palco deveriam estar imóveis, como estátuas vivas. As apresentações viram um sucesso estrondoso, mas logo eclode a Segunda Guerra Mundial. Mas Sra. Henderson e Van Damm fazem de tudo para manter aquele lugar como um último refúgio de alegria

Fonte: www.cherrynroll.blogspot.com
 
Vampire Cabaret © Copyright 2010 | Template By Mundo Blogger |